Festa Junina

Festa Junina

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Festa Junina






Que tal decorar sua festa junina com estes caipirinhas
 feitos de prato de papel.





Espigas de milho sem duvida não podem faltar!









Faça artes com as mãos e produza uma
linda fogueira de São João.



segunda-feira, 22 de junho de 2015

Junina



Olha que legal! Uma vassoura que virou 
uma caipirinha linda.





Que beleza de gravatas para usar em seu arraiá!





Junina




As Festas Juninas estão aí!  Vamos fazer bandeirinhas 
para decorar e colorir o arraiá.




Festas



FESTA JUNINA


As festas juninas estão chegando e com elas festejos e tradições de encher os olhos. Quem nunca participou de uma quadrilha no ensino fundamental, não é mesmo? Tais comemorações se remetem a santos populares como Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e São João.  De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial.
O termo quadrilha advém de “quadrille”, em francês, e veio para o Brasil graças ao interesse das elites portuguesas e brasileiras do século XIX por tudo o que vinha de fora. Com o passar do tempo, a quadrilha se popularizou e se fundiu com outras danças brasileiras; seu ritmo foi modificado, novos instrumentos foram incorporados e os passos também foram alterados. Costumeiramente encontrada no nordeste ou em regiões mais caracterizadas pela tradição caipira, a quadrilha atual tem uma estrutura teatralizada conduzida por um marcador, alguém responsável por cadenciar a dança ao dar comandos aos seus participantes. Você já deve ter ouvido frases como: “Olha a cobra”. No passado, as quadrilhas ocorriam em espaços livres, chamados de arraiais, neles barracas com comidas típicas, gincanas e simpatias animavam a festividade à luz da fogueira. As fogueiras possuem origem europeia e fazem parte da tradição pagã de celebrar o solstício de verão, favorável à colheita de grãos como o milho, por exemplo. Daí a abundância de alimentos preparados com milho nas festas juninas. É uma verdadeira fartura de canjica, pamonha, pipoca, bolo de milho e outras guloseimas. A fogueira, ainda hoje, marca as festas de São João na Europa.
Assim como outras danças tradicionais brasileiras, a quadrilha foi sistematizada e largamente difundida em igrejas, escolas, clubes e associações de bairro. Há quem classifique a prática como um ato de folclorismo exagerado e artificial no qual a cultura caipira e nordestina é caricaturada. Entre um quentão ou outro é possível afirmar que as tradições juninas têm obtido espaço no contexto urbano e reavivado o mínimo respeito pelas práticas campesinas no século XXI, o que já é um baita mérito.

Linguagem e Criança